Você sabe o que é Lucro Presumido? Trata-se de um método tributário simplificado que serve para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) de empresas. Ele é usado para estimar o lucro de uma empresa com base na sua receita bruta e outras receitas tributáveis. Em termos simples, é um lucro calculado através de percentuais padrões aplicados à Receita Operacional Bruta (ROB), e pode trazer diversas vantagens para empresas que se enquadram em suas condições.
O que é o Lucro Presumido?
Muitos empresários no Brasil têm dúvidas sobre se vale a pena optar pelo regime tributário do Lucro Presumido. A escolha do regime tributário pode ter um grande impacto no lucro da empresa, e lidar com impostos no Brasil é uma tarefa complicada.
Diferentemente do Lucro Real, que se baseia no balanço anual, com estimativas mensais, ou em balanço trimestral. Onde o Lucro Real é o Lucro Líquido ajustado pelas adições, exclusões e compensações descritas ou permitidas pela legislação do Imposto de Renda. O Lucro Presumido calcula os impostos com base em uma estimativa da margem de lucro, variando entre 8% e 32% do faturamento. Essa opção pode ser bastante interessante para alguns tipos de empresa.
Além disso, o Lucro Presumido simplifica o recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Quais as vantagens de optar pelo Lucro Presumido?
O Lucro Presumido é um regime tributário que pode trazer diversas vantagens para empresas que se enquadram em determinadas condições. Confira a seguir algumas delas:
Mais simplicidade: uma das principais vantagens é a simplificação do processo de cálculo e pagamento de impostos, já que o valor a ser pago é presumido a partir de uma porcentagem sobre a receita bruta.
Menos tributação: o Lucro Presumido pode oferecer uma carga tributária menor em relação a outros regimes, como o Lucro Real. Isso é especialmente vantajoso para empresas com margens de lucro mais elevadas, que podem se beneficiar de uma tributação proporcionalmente menor.
Conveniente para MEs: essa modalidade pode ser uma opção interessante para empresas que não possuem despesas dedutíveis significativas, como é o caso de prestadores de serviços que não possuem muitos gastos com materiais ou equipamentos. Nesses casos, o Lucro Presumido pode ser mais vantajoso do que o Lucro Real, que exige uma apuração mais detalhada das despesas.
Em resumo, o Lucro Presumido pode trazer diversas vantagens para empresas que se enquadram em suas condições, como simplificação tributária, carga tributária proporcionalmente menor, dispensa de algumas obrigações acessórias e maior viabilidade econômica para empresas com margens de lucro mais elevadas e/ou com poucas despesas dedutíveis.
Se ainda tiver dúvidas para avaliar qual opção é mais vantajosa para seu negócio, entre em contato com a Marca para uma consultoria qualificada.